O Processo de Investigação

Como começar uma investigação?

Parafraseando Marco Vezzani, podemos dizer que num processo de investigação o primeiro passo a ser dado é o da observação, pois a partir dela buscar-se-ão as respostas às perguntas como “porque tal fenômeno ocorre?” ou “que relação este fenômeno tem com aquele?”. Para estas perguntas, buscar-se-á formular as possíveis respostas ou as denominadas hipóteses. Estas visam a busca de diversas informações já conhecidas, sendo suposições testáveis e, a partir delas, são realizadas deduções, que prevêem o que pode acontecer caso estejam corretas.

Desta forma, os testes experimentais e/ou novas observações são realizados para testar as hipóteses e averiguar se as deduções podem ser confirmadas ou refutadas. Assim, uma hipótese aceita, deverá ser divulgada a fim de auxiliar trabalhos posteriores de outros pesquisadores, através de publicações, apresentações em eventos, congressos e comunicações pessoais como esta.

Convém, elencar que uma hipótese confirmada por inúmeras experimentações, irrefutável num espaço temporal, poderá se tornar uma teoria - conjunto de leis, conceitos e modelos - que busca explicar diversos fenômenos. Entretanto, mesmo uma teoria bem consolidada, ainda é passível de mudança. Finalmente, a realização de novas observações e teorias faculta a possibilidade de novas descobertas, surgindo daí a imprescindivibilidade de uma pesquisa.

Quais as características de um bom problema de investigação?

Pádua apud Dusilek (1986, p.67) diz que “Formular é expressar de forma precisa, afirmar definida e sistematicamente”. Portanto, para se caracterizar um bom problema, após a escolha do tema, o pesquisador deverá delimitá-lo, pois geralmente o tema escolhido tem uma amplitude que comporta vários estudos e interpretações. A tarefa do pesquisador é decompor o tema e selecionar com precisão o seu campo de atuação. Neste sentido, a escolha do problema se torna uma tarefa difícil que exige reflexão crítica do pesquisador, originalidade e conhecimento científico. Alguns aspectos devem ser levados em consideração, entre eles, o enunciado do problema o qual inicia o processo de investigação, bem como, orienta a coleta de dados, e determina os resultados da pesquisa.

Etapas a percorrer no processo de investigação:

Etapa I – O projeto de pesquisa

Etapa II – A coleta de DadosEtapa III – A análise dos DadosEtapa IV – A elaboração da escrita

Organização dos documentos

Os documentos obtidos na pesquisa devem ser organizados em ordem cronológica e separados individualmente a fim de serem analisados, classificados e interpretados a partir da coleta de informações. Esta etapa envolve o estabelecimento de relações existentes entre os dados, ou seja:

• Pontos de divergência

• Pontos de convergência

• Tendências

• Regularidades

• Princípios de casualidade

• Possibilidades de generalizações.

Se necessário faz-se tratamento estatístico dos dados

Como citar as fontes usadas numa investigação

As citações e fontes utilizadas na investigação devem ser de acordo com as normas científicas do país.

No caso do Brasil ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A análise bibliográfica é o primeiro momento da identificação e localização das fontes, sendo realizada a partir da consulta aos catálogos das bibliotecas e internet. O pesquisador vai aos poucos selecionando, na prática, o que é fonte em sua área de pesquisa. Não é um trabalho fácil, porque muitas obras que são consideradas bibliografia em uma determinada área do saber, em outras são fontes indispensáveis à pesquisa científica. A organização das fontes pode ser: por assunto, por títulos ou por autor.

Os dados coletados devem ter suas fontes corretamente citadas no relatório de pesquisa, evitando-se assim problemas de uso indevido de material, que caracteriza uma violação das normas internacionais de direitos autorais. Quando os dados da pesquisa forem coletados pela internet, devem-se redobrar os cuidados com os registros, para que não ocorra apropriação indevida de idéias, e informações, de outros pesquisadores, sem dar-lhes os devidos créditos. O mesmo deve acontecer com troca de informações por e-mail ou listas de discussão em grupos de estudo via internet.

Sobre o processo de investigação a equipa Alémar composta por Josete Zimmer, Marco Vezzani e João Roubaud  adaptou um fluxograma sobre o processo de investigação publicado aqui.

Referência Bibliográfica:

PÁDUA, E. M. M. Metodologia da Pesquisa: abordagem teórico-prática. 13a ed. Papirus. Campinas, SP.(2007)

SAMPIERI, R. H et al. Metodologia de pesquisa. 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill Interamericana do Brasil Ltda. (2006).

Veja mais páginas sobre esse tema:

Métódos quantitativos X Métodos Qualitativos

Questionário online

Paradgmas da Investigação Educacional

Como citar fontes numa investigação?

Como caracterizar um estudo de caso numa investigação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será valioso para minha pesquisa. Muito obrigada e volte sempre!