03/11/2009

Pesquisa Qualitativa x Pesquisa Quantitativa

De acordo com Severino fala-se em abordagem quantitativa e abordagem qualitativa, pois, essas designações referem-se ao conjunto de metodologias, envolvendo, eventualmente, diversas referências epistemológicas, como por exemplo, o modelo de conhecimento científico, denominado "positivista". Este modelo adequou-se perfeitamente à apreensão do mundo físico, tornando-se modelo até das ciências que pretendiam conhecer o mundo humano. Quando o homem era considerado puramente objeto natural, seu conhecimento deixava escapar importantes aspectos relacionados com sua condição específica de sujeito. Neste caso, o método experimental-matemático, puramente quantitativo é ineficaz.

Quais as grandes diferenças entre investigação quantitativa e qualitativa?

"O objeto do Conhecimento é produto da atividade humana e como tal - não como mero objeto da contemplação – é conhecido pelo homem" (Adolpho Sanchez Vasquez)

Dissemos anteriormente que, a pesquisa quantitativa vem da tradição das ciências naturais, onde o conhecimento dos fenômenos é medido matematicamente por meio de escalas numéricas. Filosoficamente, esta pesquisa baseia-se numa visão dita “positivista”, na qual a capacidade de conhecer o mundo real fica representada pela mensuração matemática.

A essência da pesquisa quantitativa na Educação é que esta dispõe de instrumentos técnicos, que segundo Severino (2007), são métodos aptos a superar limitações subjetivas da percepção. Ou seja, entende que a apreensão dos fenômenos do mundo, é feita através de uma experiência controlada, na qual as interferências qualitativas são eliminadas.

Já para autor Hartmut Günther (2006), há uma distinção mais acentuada entre a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa no que diz respeito à interação dinâmica entre o pesquisador e o objeto de estudo. No caso da pesquisa quantitativa, dificilmente se escuta o participante após a coleta de dados. Uma inclusão de acontecimentos e conhecimentos cotidianos na interpretação de dados, depende, no caso da pesquisa quantitativa, da audiência e do meio de divulgação.

Portanto, qualitativo, ou quantitativo, o método de pesquisa escolhido implica em coerência e técnica. A técnica podemos dizer que é a preparação da documentação, a entrevista, o questionário, a observação e a conclusão para o adequado desenvolvimento da investigação

Para saber mais...

Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão?

O conhecimento, a práxis e a formação humana na perspectiva sócio-histórica em sua relação com a Educação e a formação de Professores.

Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa: Perspectivas para o campo da etnomusicologia.

Severino, A. J. (2007). Metodologia do Trabalho Científico. 23a ed revista e atualizada. Cortez Editora. São Paulo, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será valioso para minha pesquisa. Muito obrigada e volte sempre!